Bebês recém-nascidos precisam de mais proteção contra doenças além das defesas que recebem através do aleitamento materno. As vacinas são necessárias para atingir a imunização contra muitas doenças. Apesar de muitas vezes a rotina do bebê ser bem intensa, levá-los à vacinação é indispensável.
QUAIS SÃO AS PRIMEIRAS VACINAS DO BEBÊ?
Se não for feita na maternidade, a vacina BCG (contra a tuberculose) e depois também a VHB (contra a hepatite B) deverão ser feitas no centro de saúde durante o primeiro mês de vida. Na caderneta de saúde da criança, está disponível o calendário completo de vacinação, assim fica fácil acompanhar a jornada de vacinas das crianças, sem esquecer nenhuma e não ter dúvida se a vacinação aconteceu ou não, pois há um espaço onde fica registrada a data em que as vacinas foram aplicadas.
QUAL É O MECANISMO DESENCADEADO ATRAVÉS DA VACINAÇÃO?
O nosso corpo responde produzindo anticorpos sempre que é infectado por alguma bactéria, vírus ou algum agente causador de doença transmissível distinto. São esses anticorpos que nos auxiliam na recuperação da doença, combatendo o agente invasor.
Os agentes que causam doenças, estão presentes nas vacinas, porém em um estado mais enfraquecido. Então ao receber a vacina o nosso organismo produz os anticorpos (que continuam em ação por um logo período) por interpretar que está sendo atacado pelo agente da doença. Portanto quem está vacinado está protegido ao ser exposto à doença.
A vacinação é importante para todos, não somente para bebês recém- nascidos. Além de proteger cada indivíduo, a sociedade como um todo é beneficiada, pois além de diminuir o número de passíveis às doenças através da “imunidade do grupo”, é capaz de erradicar doenças completamente.
Publicidade
QUAL A IMPORTÂNCIA DO TESTE DO PEZINHO?
Há pais e mães que preferem nem ver seu bebê durante a coleta de sangue para o teste do pezinho. Sim, eles imaginam que vai doer muito e será difícil para eles assistirem a tamanha choradeira. Geralmente os bebês recém-nascidos choram durante o teste, mas é um exame rápido, logo termina e o bebê está liberado. Mas o que precisa ser considerado são os benefícios desse exame, que são muitos e compensam o “chorinho”. Através do teste do pezinho são diagnosticadas muitas doenças, tais como: hipotireoidismo congênito, doenças hereditárias do metabolismo e o diagnóstico precoce da Fenilcetonúria. Essa última é tratada por meio da restrição de fenilalanina na dieta, o que possibilita então que a criança se desenvolva normalmente.
QUANDO E ONDE É FEITO O TESTE DO PEZINHO?
O teste do pezinho deve ser realizado preferencialmente entre o 3º e 6º dia de vida dos bebês. Quatro semanas depois, o resultado pode ser consultado pela internet. Entretanto nos casos de resultados positivos, costuma haver contato prévio com os pais antes de ser disponibilizado na internet. Recomenda-se também que seja feito o Rastreio Auditivo dos bebês recém-nascidos, ainda durante a permanência na maternidade, ou pelo menos antes dos 3 meses de vida. Os impactos causados pela surdez, podem ser potencialmente minimizados quando a reabilitação é iniciada antes dos 6 meses.
Embora não seja um exame obrigatório, é muito importante que os pais tenham consciência das vantagens do teste do pezinho. Acima de tudo é um gesto de amor por implicar em melhor qualidade de vida, uma vez que as doenças podem ser tratadas desde que são diagnosticadas nos bebês recém-nascidos.