O bebê recém-nascido tem a pele muito sensível. Por isso facilmente a dermatite da fralda ou assadura aparece atormentando a rotina do bebê e da mãe. Há no mercado produtos como: pomadas para assaduras, creme para assaduras, loções, hidratantes e outros. A seguir falaremos um pouco sobre a causa, como evitá-las, e se quando surgem, qual é o tratamento para curar assaduras.
SAIBA POR QUE OS BEBÊS TEM ASSADURAS
A pele sensível, aliada ao uso da fralda que faz aumentar a umidade e a temperatura do local, já favorecem o surgimento de assaduras em bebês. Mas se as fraldas não forem trocadas com a frequência adequada, prolongando o tempo de contato de fezes e urina com a pele do bebê, então as assaduras terão ainda mais chance de aparecer.
Publicidade
COMO EVITAR QUE O BEBÊ TENHA ASSADURAS
A prevenção é o melhor caminho. Vamos então enumerar algumas dicas para evitar que o bebê sofra com esse incômodo.
- Troque a fralda com frequência, mesmo que tenha boa absorção. Como já mencionado, o contato com as fezes e a urina irritam muito a pele do bebê;
- Cuidado ao higienizar a pele. Os lenços umedecidos são práticos, mas o álcool presente na composição pode ser muito agressivo. A sugestão é o uso de algodão com água morna ou óleo mineral para o dia a dia, e os lenços para quando estiver fora de casa, pelo menos enquanto não tiver certeza que a pele do bebê já está mais resistente;
- Na hora do banho use sabonetes apropriados para bebês e em seguida seque bem a pele com uma toalha macia.
- Use a fralda do tamanho certo para o bebê, cuidando para não apertá-la demais. Sempre que puder, deixe o bebê um pouco sem fralda depois que a pele estiver limpa e seca, assim poderá secar ainda mais.
- Atenção com pomadas e cremes para proteger a pele. Se optar por usar, escolha uma de fácil remoção.
COMO TRATAR ASSADURAS EM BEBÊS
Depois surgem, além dos cuidados preventivos, outros serão necessários para curá-las. Uma avaliação do pediatra sempre é muito importante, principalmente se já houver infecção.
- Troque as fraldas, ainda com mais frequência;
- Sempre que puder use água corrente ao higienizar a pele (cuide para que a água não esteja muito quente). Ou faça uso de algodão conforme indicado acima nas dicas de prevenção, onde também foi mencionada a forma mais adequada de secar a pele;
- O pediatra saberá qual o melhor tratamento. Provavelmente recomendará uma pomada para assaduras ou até antibióticos, para casos mais graves com infecção.
As assaduras são motivo de muito choro por causarem ardência e dor. Portanto vale a pena cuidar da pele desde bebê recém-nascido, até porque bastam alguns cuidados simples para evitar que as assaduras apareçam.